terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Amaciante, mil e uma utilidades

Pra quem não quer gastar muito, mas quer deixar a casa, as roupas e até limpeza com cheirinho bom, segue algumas dicas do que é possível fazer com amaciante de roupas.

  • Sabe aquela água que sai no enxague de roupas da máquina de lavar, pode ser aproveitada para passar no piso de casa, fica um cheirinho ótimo e ainda economiza produto e água.
  • Para deixar o tapete fofinho, dissolva 1/2 tampa de amaciante em 2 litros de água e borrife nele e espalhe com a mão para penetrar nas fibras.
  • Para o banheiro ficar cheiroso e limpo, dilua o amaciante com água ou álcool e aplique a mistura com um pano no piso, azulejo, vaso, pia, fórmica, ralo. O cheiro dura horas.
  • Para tirar mancha de móvel escuro em MDF use uma solução com duas partes de água para uma de amaciante, depois seque bem com um pano macio. Também pode ser usado para limpar os móveis, ele cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho. Pode ser usado até no fogão e geladeira.
  • Para limpar os vidros, sem manchas, brilhantes e repelir o pó, dissolva uma colher de sopa de amaciante em 1/2 litro de água. Utilize com um borrifador e use um pano macio para a limpeza. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Também pode ser usado com álcool, coloque um copo de amaciante no borrifador e complete-o com álcool, espirre no vidro e passe um pano seco em movimentos circulares.
  • Para deixar o quarto perfumado e relaxante, coloque um copo (200ml) de amaciante num borrifador e complete com álcool. Borrife uma hora antes de dormir até que umedeça o edredom e as cortinas e guarde o restante para as próximas vezes considerando a validade do amaciante.
  • Para facilitar o deslize do ferro ao passar roupa, em 1 litro de água dilua 1 xícara (chá)  de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem e coloque em um borrifador, irá render bastante e deixar as roupas cheirosas.
  • Como aromatizador de ambiente. Escolha o amaciante com o aroma mais agradável conforme o clima que você queira criar (romântico, campestre, oriental, etc). Dissolva uma tampinha do produto em 1 litro de água, umedeça um pano e utilize no piso e nas portas. Caso queira manter o cheiro por mais tempo, pode ser utilizado o sal de amônio que funciona como um fixador de perfume.
  • Para tirar aquele cheiro de guarda-roupa, limpe o interior dele a cada 20 dias com um pano levemente umedecido amaciante (formulado com antimofo) diluído em água conforme as instruções do fabricante. Espere secar bem antes de guardar as roupas novamente.
Fonte: revistamaxima.com.br (Julho 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário